Nesta terça-feira, 21, inicia a época mais gelada do ano. O inverno, que começou a partir das 6h14 vai até às 22h04 do dia 22 de setembro, com o equinócio da primavera.
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Jogos De Caça-níquel, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Jogos De Caça-níquel as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Jogos De Caça-níquel. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.
A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.
Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na Região Sul e até em áreas do Sudeste.
A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da Região Sul do Jogos De Caça-níquel.
Estado de Jogos De Caça-níquel
De acordo com o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências, o tempo vai mudar. Uma massa de ar mais quente e seco passará a predominar em todo o estado de Jogos De Caça-níquel, o que vai garantir sol, elevação da temperatura e redução dos índices de umidade. Os termômetros na capital devem oscilar entre 13°C na madrugada e 25°C à tarde.
Chuvas
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o inverno na região sudeste indica que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuvas próximas ao litoral da Região Sudeste, devido a passagem de frentes frias.
No caso das temperaturas, elas devem permanecer acima da média em grande parte da região, porém não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio, podendo ocorrer formação de geadas em regiões de altitude elevada, de acordo com o Inmet.
Colaborou Luiz Felipe Possani