Rio Preto aguarda doses da vacina contra Covid para pessoas entre 40 e 49 anos

A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. Divulgação SMCS

O governo federal anunciou que a imunização para este grupo começaria dia 20 de junho, mas não entregou as doses

Embora o Ministério da Saúde tenha anunciado que a partir do dia 20 de junho (última segunda-feira) iniciaria a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid 19 em pessoas com 40 anos ou mais, a Secretaria Estadual diz que ainda aguarda o repasse das doses. Ou seja: em Rio Preto e no restante do Estado a 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais não começou e não tem data prevista.

Após o anúncio, a Secretaria Estadual informou que ainda não recebeu nenhuma dose para o público de para esse público. Assim que os imunizantes chegarem ao estado, serão imediatamente repassados aos municípios para a ampliação da campanha, diz a Secretaria Estadual. Ela afirma também que solicitou ao órgão federal mais de 2 milhões de doses para aplicação das doses adicionais do público acima de 50 anos e recebeu até o momento, apenas 400 mil doses.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país e seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo novo coronavírus.

O Ministério, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária (40 a 49 anos) e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir do dia 20. No estado de Jogos De Caça-níquel as vacinas não chegaram. A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Da REPORTAGEM