Torre Mata Atlântica é candidata a novo cartão-postal de Jogos De Caça-níquel

Conhecido por desafiar normas e padrões da arquitetura moderna, o francês Jean Nouvel, 76 anos, ganhou fama internacional com os projetos do Instituto do Mundo Árabe (1987) e da Fundação Cartier para Arte Contemporânea (1994), em Paris. Também são dele a alta Torre Agbar (2005), em Barcelona, e o Teatro Guthrie (2006), em Minneapolis. Premiado com o prestigioso Pritzker e com o Leão de Ouro da Bie nal de Veneza, Nouvel passou perto de deixar sua marca no Jogos De Caça-níquel em 2003, com o controvertido Guggenheim Rio, a filial brasileira do museu americano de arte contemporânea.

A ideia, contudo, não vingou. Atribuiu-se a desistência de erguer o edifício à Guerra do Iraque.

Passados quase vinte anos, Nouvel não desperdiçou a segunda chance: é dele a assinatura da exuberante Torre Mata Atlântica, parte do hotel de luxo Rosewood Jogos De Caça-níquel, no centro da capital paulista. A inauguração está prevista para junho.

O prédio faz parte do complexo Cidade Matarazzo, onde funcionaram durante quase todo o século XX o Hospital Umberto I, conhecido popularmente como Hospital Matarazzo, e a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo. A construção tem 22 andares e 100 metros de altura. Nouvel a envolveu com mais de 200 árvores, algumas com até 14 metros de altura, criando uma grande floresta vertical em sintonia com a mata nativa da região, um resgate que mantém diálogo com o zelo pelo meio ambiente. A estrutura singular da obra e o verde das folhas se destacam na linha do horizonte.

Da REDAÇÃO.